scieee AI-readable full text Open interactive document viewer

Almost not: Prints and other things - folha de sala

Full text

DENTRO DA GRAVURA GRACIELA MACHADO No contexto de uma prática docente, o significado de uma palavra pode apresentar-se de novo a reclamar a atenção. Para responder, existem os resultados, tanto mais pertinentes quanto o facto de tais de representações afirmem uma identidade questionadora. Parece-nos ser esse o caso. Os trabalhos reunidos nesta mostra são em si mesmos o sinal clarividente dos efeitos secundários de uma insistência pela ação numa palavra que nem chega a ser mencionada nos programas. Estes trabalhos e autoras acabam a afirmar uma disciplina que continua a fazer sentido numa prática artística: a gravura. Como é que os estudantes a interpretam, como a designam, como a definem, ou chegam mesmo a mencionar? Sim, porque se as palavras ocupam o espaço que reclamam, e refletem o significado e a valorização que damos aquilo que fazemos, temos uma palavra ausente. A história recente colocou com agilidade termos como tecnologia, técnica, e impressão nos programas das unidades curriculares disponibilizadas em contexto académico. Aliás, foi a designação fácil e sedutora, técnicas de impressão, que se impôs. Talvez porque não coloca os problemas de interpretação que o termo histórico possui, ou porque faz aquilo que para alguns pode passar despercebido: coloca num segundo plano a definição de um território de atuação histórico e minimiza a sua abrangência concetual. Sabemos bem como tais designações delapidaram a fecundidade do termo que esta exposição afinal procura repor, ao contrário, pela exposição de um entendimento refletido na originalidade da produção gráfica de Alexandra Rafael e Ana Torrie. Como? Neste caso, tanto temos a gravura no seu carácter mais reconhecível, a prova que projeta o que e gravado no papel e para ele desloca em extensão réplicas de desenhos, como a matriz desenhada, ou até mesmo o objeto que origina esse ensaio. O pedaço de madeira cortado de Alexandra Rafael ou linóleo do chão de Ana Torrie, são ambos materiais gravados, ainda que o primeiro aparentemente bruto, e o segundo já a propor outro cenário, o da interpretação. Ora é precisamente nesta ambivalência ou estrito classicismo que a gravura se reposiciona. Assim, em ambos os casos, e o processo de produção com base numa leitura da sua projeção matricial, moldar, seja vertendo ou escavando, a expor de que modo as autoras encontraram uma realidade que lhes permite descobrir algo para lá de um revestimento de linóleo encontrado no lixo ou uma superfície texturada de madeira cortada. O argumento para a montagem desta exposição situa-se aqui. Àquela visão da gravura e seus suportes clássicos acrescentam-se pois os elementos de toda a cadeia processual: o objeto fotografado, o decalque, o molde em gesso, a transferência sobre papel, a chapa gravada, a prova sobre papel. Os que se identificam como gravuras, os que podem não ser reconhecidos como pertencentes a este extenso caudal, mas que neste contexto são rapidamente absorvidos porque constituintes essenciais na práxis destas duas gravadoras. Por isso, para lá duma opacidade das condições de reprodução que nos leva a duvidar do que se trata, ou questionar como são feitos, sucede o reconhecimento de que a trama desta teia e o múltiplo. Também se define o papel exato dado a reprodução: ela não é tanto transcrição, literalidade ou repetição sem interferência mas sim inscrição que se constrói, dissipa, e redefine em função de um discurso poroso e disponível para integrar outras práticas, fotografia, desenho, pintura, ou escultura. O desejo de repetição e replicação encontra-se pois indelevelmente marcado pelo interesse por todas as práticas de produção gráfica que possibilitem a construção de uma mutação e a vivência de um momento experimental cujas consequências se avaliam a fazer. Nesta seleção, a opção metodológica legitima-se nas similitudes superficiais causadas pelo método idêntico de recolha, de cariz indicial a par da opção de transcrição criativa e interveniente numa imagem preexistente, pensada primeiro com apoio do desenho, mas logo em função dos estratos tecnológicos da gravura. Estes, sistemáticos, recorrentes, introduzem as longas etapas de intermediação a partir das quais se desmonta e procura conhecer quais os limites para a invenção. O exercício pode até recorrer a uma abordagem nostálgica e evidenciar o gozo em elencar as suas virtuosas potencialidades de formalização – água-tinta, água-forte, maneira negra, verniz mole, linogravura, aguadas de ácido – chegando ao ponto de catalogar ações e hipóteses tecnológicas sobre o mesmo objeto. Também não é por acaso que se revela com humor os marcos de uma biografia em que se misturam mestres e filiações corretas com outros ficcionais, como é o caso de Ana Torrie. Conclui-se, aqui a tradição não é impedimento para reinventar suportes e gerar regras que se atendem na especificidade do que se aprende como sendo a gravura e que se compreende como propulsor na definição do projeto. Num mundo dominado pelas imagens, a determinado ponto, ambas as autoras despertaram para a hipótese deste filtro a partir do qual se dá conta de histórias, convertendo-as numa construção simbólica onde se reproduz, sim, mas um a um nível em que os pressupostos tecnológicos da gravura são acolhidos com o encantamento e encadeamento próprio de quem julga oportunos os seus mecanismos de funcionamento. Reiteramos, afinal, a construção e a montagem destas interlocuções criativas, faz-se em função de um querer fazer-se gravura. A moda antiga, como se fazia nas Belas Artes, como se faz por esta Europa fora ainda, por gravadores. Ora o sentido que aqui reconhecemos quer no trabalho de Ana Torrie, quer no de Alexandra Rafael, não é o mais habitual no contexto da prática artística atual e num modo em crescendo como aqui se verifica. A gravura não se esconde: exibe-se. É a presença da matriz que determina a proliferação contida nas provas, nos estados, nas sequências narrativas ou até mesmo no corpo dado a essa matriz tornada objeto sem prova. É a força matricial que se antecipa e pressiona os projetos no seu desenvolvimento. Estamos pois perante uma experimentação que se insinua a todo o momento com os atritos de quem se projeta sobre as matérias e nelas verifica o que o binómio tradição e tradução pela gravura implicam. Nas escolhas de papel, nos métodos de tintagem, na revisão das matérias de impressão, na atenção a hipersensibilidade dos substratos de inscrição do desenho, na diferenciação dos instrumentos de desenho que escavam, ferem, ou arranham uma superfície. Isto é, por um lado a apetência em deixarem-se seduzir pela riqueza matérica da gravura, por outro o modo como todas as fases do ato de reprodução permanecem ativos e podem servir a densidade enunciadora da reprodutibilidade gráfica, devedora de um passado rico e fundamental para a projeção futura. Por isso os procedimentos acumulam-se e, porque não, colecionam-se, para ajudar inclusive a decidir como fazer uma determinada montagem. Sob esta mira obrigatoriamente atenta e desperta para uma experiência oficinal que se define como recursiva, arqueológica e eternamente insatisfeita, a gravura acaba a suportar outras ideias: o chine-collé pode-se fazer sobre a parede pois os saberes sobre a montagem de papéis acompanham com facilidade tal desejo. O conhecimento dos materiais e dos processos ajudam ao desenvolvimento estético de um ato de reproduzir insistente, persistente, sofisticado, que se encontra tendencialmente mais próximo da lógica experimental e criativa da gravura clássica. As metodologias divagatórias alimentam-se das extensas oportunidades tecnológicas e suportam os ritmos individuais que permitem ao autor descobrir e reinventar o que significa tal media, sempre a partir dos seus princípios essenciais. A explicitação na sua aprendizagem surge aqui exposta na produção de uma panóplia de provas, de estado, de contato, a efetivarem as hipóteses, as quais se usam e das quais se abusam numa aprendizagem tecnológica e num afastamento tácito da finalidade. Pode ser sob a capa de uma aparente neutralidade, quando de modo literal se retira apenas uma textura ou já interpelando essa matérias para atacar, marcar e a justar uma narrativa, pode ser pela adoção de um procedimento fotomecânico, aquele que no essencial parece não adulterar nada, ainda que justaponha uma trama, e implique a anulação das tonalidades intermedias. Em ambos os casos, a procura de novas potencialidades pelo recurso a uma intermediação impõe-se, e ai, em jogo e conjugação, entre a matéria e a prova, se compreende o que implica estar a atuar sob o domínio da gravura. Este trabalho surge deumatentativa derecriar marcas provenientes dosefeitos dedegradação dasimagens edosobjetos. Umestudo elaborado emtorno deum espaço antigo, abandonado econsequentemente corrompido pelos vestígios deixados pela passagem dotempo. Umespaço quedá origem aumaprocura obsessiva depormenores, principalmente detexturas eformas orgânicas, quedepois sãoalteradas erecriadas através daGravura. Todo oprocesso detrabalho édesenvolvido sobre ocarácter experimental, onde sãoexploradas ascapacidades epotencialidades dagravura, através deprocessos detransferência, aplicada adiferentes tipos depapéis. Ostrabalhos produzidos vãosendo catalogados formando umarquivo deimagens processuais quedepois sãoexpostos como umatlas, para quetodos osprocessos, testes eexperiências, ganhem credibilidade esustentabilidade crítica, através dasuaexposição econfronto direto. Existe uminteresse predominante emtorno daárvore eassuas secções, tendo sido aproveitados troncos partidos, oupreviamente cortados, como elemento deestudo. Foielaborada toda umarecolha dedetalhes dacomposição devariadas árvores, deforma aobter umcatálogo defragmentos etexturas metamórficas. Da mesma forma, agravura surge como método quefacilita aabordagem dapassagem dotempo, sendo umaárea quepermite queo seupróprio processo tome algum controle ealteração dasimagens, proporcionando infinitas possibilidades demanipulação. Assuas técnicas situam -se entre ocontrolado eo acaso, permitindo queo trabalho váao encontro doequilíbrio entre aconstrução ea desconstrução, ocaos eo cosmo. ALEXANDRA RAFAEL FALSAS RELÍQUIAS 2013/2014 Nasceu emCoimbra em1990. Licenciou ‑se em2012 emArtes Plásticas – Multimédia, naFaculdade deBelas Artes daUniversidade doPorto. Durante alicenciatura, frequentou Erasmus naAccademia diBelle Arti deBrera, Milano noprimeiro seme‑ stre doanoletivo de2010/2011. Neste momento encontra ‑se afrequentar oúltimo anode Mestrado emDesenho eTécnicas deImpressão daFaculdade deBelas Artes daUniversidade doPorto, iniciado em2012. Email: [email protected] Portfólio Online: http://cargocollective.com/alexandrafael/ Participações emexposições colectivas: Projecto 1: Interecycling – Museu doCaramulo, 2012 – umevento organizado pela FBAUP emparceria como Museu doCaramulo ea empresa Interecycling comuso obrigatório demateriais fornecidos pela Intereclycing. PS 22 A– Auditório Municipal deVila doConde, 2012 – exposição deturma 4º anode multimédia. Sete eMeio – Museu daFBAUP, 2012 – exposição colectiva entre alguns alunos do4ºano doramo deArtes dePlásticas, ramo Multimédia. Projecções 2012 – Lugar doDesenho – iniciativa con‑ junta daSubunidade Orgânica de Desenho daFBAUP como Lugar doDesenho – Fundação Júlio Resende. Seleção dealguns trabalhos dealunos dadisciplina Práticas doDesenho noano2011/2012. Convergent Boundaries – Umamostra P411 // 41º 08’ 44.49’’ N// 8º 36’ 02.78’’ W// – Laboratório dasAr‑ tes (largo doToural), Guimarães, 2012 – umaseleção deprojetos como representantes doqueé produzido emcontexto académico artístico porestudantes deArtes Plásticas, ramo Multimédia. Futuro NãoFuturo – Palacete Pinto Leite, Porto 2012 – exposição definalistas daslicenciaturas daFBAUP. 17º Bienal deCerveira – Museu daBienal deCervei‑ ra, 2012. Frente eVerso – Casa Museu Abel Salazar, 2013 – exposição definal doprimeiro anode Mestrado deDesenho eTécnicas deImpressão. Edgar éum personagem imaginário queassume claramente a liderança nomeutrabalho gráfico equeficciona odesenrolar de umahistória àvolta daeducação exemplar deumacriança. A exemplar educação deEdgar surge nagravura epara agravura numa sugestão denarrativas imprevisiveis quecircunscrevem um universo suspenso notempo. Sem guião prévio cada imagem vaisurgindo individualmente na tentativa decriar umahistória ainda semfim. ANA TORRIE “Julgo tervisto também o vulto deum rapaz que meolhou atentamente sem saber queme via. Vários dias serepetiu acena e sempre damesma maneira à mesma longura.” Nuno Sousa Ana Torrie, nasceu em1982. Iniciou osseus estudos naEscola Primária doMonte daMina edescobre mui‑ to cedo asuapaixão pela literatura macabra, tendo desenhado, ainda com11 anos deidade, oseuprimeiro livro ilustrado: “A maldição doMonte daMina”. Na década de90 radica ‑se noPorto, seguindo para a Escola Artística Soares dosReis onde ospro‑ fessores cedo lhereconheceram otalento para amatemática. Em 2007, finaliza aLicenciatura emEscultura naFaculdade deBelas Artes daUniversidade doPorto. Incentivada pelo paia prosseguir oseude‑ senvolvimento artístico fora doPortugal parte para aPolónia eé quando temo seuprimeiro contacto coma gravura naAkademia Sztuk Pieknych Im. Jana Matejiki.2008, ainda naPolónia, marca oinício deum novo ciclo nasuaobra comEdgar, personagem inspirado naobra literária deEdgar Allan Poe. De volta aPortugal quase quese torna Mestre grava‑ dora noMestrado deTécnicas deImpressão dasBelas Artes doPorto, oqual interrompe para seestabelecer noBrasil depois deconhecer etrabalhar como Mes‑ tre litógrafo Kazuo Iha. Nos seus últimos anos, constrangida porgrandes dificuldades financeiras, dedicou ‑se aorestauro de fotografias antigas defamílias aristocratas do Porto edo Brasil. [A biografia apresentada éficcionada, qualquer semelhança coma realidade émera coincidência] Obras apresentados emdiversas exposições (desde 2006 atéao presente), individuais: Verde Rubro Associação Cultural eArtística; Extéril; Galeria Ó; Plumba – noPorto; Prego – emVila Velha, noBrasil; Estúdio UM– emGuimarães; Gesto Cooperativa Cultural – noPorto como colectivas: Silo Cultural – Matosinhos; Global Print 2013 – Museu doDouro; Quinzena deGravura UFRJ – NoRiode Janeiro; RV– emSalvador daBahia; Troca ‑se PorArte; Artes emPartes, Plumba, Maus hábitos, Dama Aflita – noPorto, Aragón 232 – emBarcelona; Museu Nacion‑ al daImprensa, Museu daPresidência daRepública; Círculo daArtes Plásticas deCoimbra, Centro Cul‑ tural deVila dasAves, Azores Combo – nosAçores, entre outros. 1 Ana Torrie Memórias Póstumas Linóleo elinogravuras 2 Ana Torrie A Exemplar educação de Edgar I Livro de gravura, encadernação japonesa com impressão no tecido de encadernador em linogravura 3 Ana Torrie A Exemplar educação de Edgar I 17 gravuras calcográficas: água-tinta, água-forte, ponta seca, mezzotinta 4 Ana Torrie Edgar Molduras e calcografias: água-forte, água- -tinta e ponta-seca 5 Ana Torrie Matilha Calcografia: impressão de duas matrizes diferentes, repetindo uma delas várias vezes e com diferentes cores – água-forte e água-tinta 6 Alexandra Rafael Falsas Relíquias Decalques de secções de árvores feitos sobre papel de transporte com lápis litográfico, transferidos para chapa de alumínio, levada a água-forte, impressa sobre vários tipos de papéis translúcidos 7 Alexandra Rafael Falsas Relíquias Água-forte, água-tinta, verniz-mole, chine-colé, monotipia, cryon-lift, monoimpressão, frottage com lápis litográfico, transferes de toner, ampliação fotográfica analógica, slides, negativos, chapas de zinco, alumínio e cobre, madeira, gesso 1 1 7 6 3 3 4 2 5 FICHA TÉCNICA ORGANIZAÇÃO Faculdade deBelas Artes daUniversidade doPorto COORDENAÇÃO Graciela Machado CURADORIA Graciela Machado MONTAGEM Ana Torrie Alexandra Rafael TEXTOS Ana Torrie Alexandra Rafael DESIGN DECOMUNICAÇÃO Gabinete deComunicação daFBAUP